• Madia Produções

Lei de Incentivo à Cultura: Mais de cinco mil projetos aprovados.

Atualizado: Abr 30


Com certeza você já deve ter participado de grandes projetos, assistido a espetáculos, musicais ou até mesmo lido um livro que foi beneficiado através desta Lei, considerada a principal fonte de financiamento da cultura no Brasil. Mas, você sabe como tudo isso acontece e quem está por trás de toda a produção?


Com o objetivo de incentivar a produção cultural, a Lei Rouanet, atualmente conhecida como Lei de Incentivo à Cultura (Lei 8.313, de 1991), permite que empresas e pessoas físicas destinem a projetos culturais parte do Imposto de Renda devido.


Todo projeto cultural, de qualquer artista, produtor ou agente cultural brasileiro, pode se beneficiar à captação de recursos de renúncia fiscal, conforme explica o produtor cultural, empresário, compositor e músico Carlos Madia. “A Lei de Incentivo é um caminho que consegue viabilizar muitos projetos culturais, dando oportunidades a milhares de pessoas. É um mecanismo de movimentação à cultura no País. É interessante que muitas empresas, que talvez não conseguiam patrocinar diretamente projetos, através dessa opção agora podem”, enfatiza Madia.


Como funciona?


Ao contrário do que muitas empresas pensam, aplicar o patrocínio aos projetos não é um “bicho de sete cabeças”, muito menos se ao lado estiver um produtor cultural, que cria, inscreve, acompanha e auxilia durante todo o processo.


“O nosso papel enquanto produtor cultural é Idealizar e inscrever o projeto no site do Ministério da Cidadania. Após aprovação é o momento da captação de recursos”, explica Madia.


De acordo com a Lei, o dinheiro do patrocínio só pode ser aplicado aos projetos aprovados e que passaram por todas as etapas, sendo a última delas a avaliação da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura, representada por 21 membros do governo do setor artístico e da sociedade civil.


Se você tem dúvidas sobre como inscrever o seu projeto, fale com a gente! A Madia Produções trabalha com as Leis de Incentivo dando vida ao seu projeto ampliando o acesso dos cidadãos à Cultura de forma gratuita.


Para mais informações: carlosmadia@carlosmadia.com.br ou (15) 3217-1611 / (15) 99721-2485

15 3217-1611 | 15 99721-2485


Jéssica Santos

Jornalista


Deixe seu celular para enviarmos as novidades.

+ 55 15 3217-1611  |  15 99721-2485  -  carlosmadia@carlosmadia.com.br

Rua Bernardo Guimarães, 105 - Vergueiro - Sorocaba-SP                         

  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
  • YouTube
  • WhatsApp